Post escrito e editado pelo jornalista Henrique Rosolino Bovolenta.
O que venho escrever a seguir pode mudar preconceito de todas as pessoas. Vancouver, no Canadá, geo localizada no distrito de British Columbia, NÃO É TÃO FRIA ASSIM. Te explico o porquê é a única cidade do Canadá que eu posso dizer isso. Aguardem.
Muitos pesquisam intercâmbios para fora do país e pensam assim: Não vou para o Canadá porque lá é muito longe e muito frio. Para o primeiro pensamento, você cara pálida, está corretíssimo. O Canadá é bem longe mesmo e você estará a algumas horas do calorento BRASIL. Entretanto, você poderá viver uma das melhores experiências e nem está cogitando ela.Neste post vou expor a minha concepção de quem viveu, curtiu e aproveitou tudo o que Vancouver tem a oferecer. E acredite, é bastante coisa.
Como chegar lá em cima
Existem diferentes caminhos para ir até Vancouver do Brasil. Vou considerar a maioria das rotas saindo de São Paulo pois a maioria dos voos saem do aeroporto internacional de Guarulhos (GRU). Para os leitores do nordeste e norte, pode ser que tenha voos com muito menos tempo se não precisarem vir para o sudeste.
A melhor opção que vi até hoje e com o mínimo de escalas possíveis é via a companhia AIR CANADA. O voo consiste em sair de Guarulhos até Toronto (YYZ) o que da por volta de 12 horas voando. Escala em Toronto e viaja até Vancouver direto mais 4 ou 5 horas. Nesse roteiro você NÃO PRECISARÁ realizar a imigração nos Estados unidos o que é uma vantagem e uma desvantagem. Existem outros roteiros pelos Estados unidos, passando por MIAMI, DALLAS e finalmente VANCOUVER. O tempo estimado ( aproximado) é de 20 horas totais contabilizando escalas. Recomendo o roteiro pelos Estados Unidos porque você não precisará pegar seu carimbo novamente quando for para a terra do tio Sam de lá do Canadá.
Vancouver – Cidade jovem
Incorporada em 1886, Vancouver foi colonizado pelo Britânicos então a língua oficial da cidade é a Inglesa por mais que muitos habitantes saibam francês também. Nada como o lado leste do Canadá que é predominantemente francês para saciar a vontade dos fluentes no idioma do “Abajour”.
Transporte
Vancouver é uma cidade de primeiro mundo no geral. Se avaliarmos o sistema de transportes isso é evidenciado ainda mais. É um transporte público de dar inveja a muitas cidades pois é complexo e agrega os sistemas ferroviários, terrestres e hidroviários.
Aqui vai a minha primeira dica para os leitores do BLOG VIAGEM SEM LIMITES. Para quem for ficar mais de 1 semana em Vancouver é quase obrigatório a compra dos cartões de passagem que dão direito a todos os tipos de sistemas. Eles são divididos em zonas 1, 2 e 3. Recomendo que comprem logo o 3 pois permite percorrer um raio maior. O ticket mensal é caro e vai depender muito de qual dia do mês você chegar no país para valer a pena. Principalmente se for no começo do mês os 125 dólares do ticket mensal da zona 3 será uma mão na roda pois você poderá andar de qualquer sistema, quantas vezes quiser, a hora que quiser. O unitário tem um período de tempo que você pode usar ( normalmente era 1 hora e meia depois ele perdia a validade) e costumava ser caro e acabava não valendo a pena. Vale ressaltar que o SKY TRAIN, ONIBUS E O FERRY QUE ATRAVESSA PARA NORTH VANCOUVER funcionam extremamente no horário. Para você se ter uma ideia, nas paradas dos ônibus tem um numero nas placas. Se você tiver um numero canadense e mandar uma mensagem com o número da placa para o número 33333 , ele retornará uma mensagem dizendo exatamente quais horários os ônibus vão passar daquele horário em diante. Eficiente e super pontuais. Não cheguem atrasados.
Cidade Fria ? Cara ? Custo de vida alto ?
Vou responder a pergunta do primeiro parágrafo neste momento. Vancouver é a única cidade do Canadá que sofre esse fenômeno. Devido a proximidade com o Havaí, Vancouver recebe altas camadas de calor constantemente. Com isso, a temperatura é amenizada durante todo o ano. O verão canadense tem aproximadamente 3 meses e pouco ( maio, junho, julho e começo de agosto) e o resto do ano continua gelada para os padrões brasileiros. Normalmente, no inverno, a temperatura fica entre 5 graus e 14 graus. E acredite leitor isso é calor se compararmos com outros lugares do Canadá. Devido a isso, Vancouver é chamada de a cidade mais “quente” do Canadá.
Nem tudo são flores ( e lá tem muitos lugares floridos literalmente) na maravilhosa “Rain Couver”. Devido ao clima ameno, o contraponto é que ela é uma das mais caras do mundo. Claro que depende de cada pessoa, e como é o padrão de vida de cada um. Mas na ponta do lápis, sendo sincero, você precisará de 1000 dólares por mês no mínimo para se hospedar, comer e andar por lá. Então se programe bem antes de viajar para este lado do mundo.
Geografia, lugares, pontos turísticos, ou seja explorem !!!
Vancouver é uma cidade que tem Montanha, gelo, floresta, frio, calor e praia. Ou seja, agrada a maioria das pessoas. Dois aspectos são os mais relevantes para o leitores saberem. Não pode ter preguiça de andar e tomar chuva. Pensa assim: chuva é apenas um detalhe pois o meu rolê vai continuar a ser bom assim como alguns lugares são bons e muito grande por serem parques. Sério, se não tiver uma jaqueta waterproof trate de providenciar. Você vai precisar dela constantemente. Assim como calçados antiderrapantes. Fica a dica.
Pontos turísticos
Parques – Stanley Park
O maior parque ao lado de Downtown. Passeio de bicicleta, especialmente no verão, a pé, visita ao Aquário de Vancouver. Entre outras atrações.
Capilano Bridge
Todas as atrações desse parque são pagas. E não são baratas. O custo por pessoa é de aproxidamente 40 dólares por pessoa. Para ir a esse parque tem um shuttle que pega em quatro pontos de Vancouver. Só procurar no google quevocê vai encontrar fácil. Vale a pena.
Crédito: Foto área da Capilano Bridge em Vancouver.
Canada Place
Inaugurada recentemente , O Canada place é uma das construções mais modernas de Vancouver. Localizado entre o centro da cidade e norte Vancouver, o píer futurístico avança sobre as aguas. Bom pra passar o final de tarde pois tem um por do sol maravilhoso.
Gastown – Relógio a vapor
O apito é característico e soa de tempos em tempos sem falhar. Considerado um dos primeiros relógios a vapor do mundo, localizado em Gastown em um dos bairros mais charmosos de Vancouver, é uma atração que você deve conhecer. Super fácil de encontrar, não perde muito tempo para conhecer e ainda o visitante saí com um boa foto de lá.
English Bay
É uma praia tranquila com ondas pequenas e uma água congelante. Tem gente que se acostuma com a água estupidamente gelada e até o aplica o famoso “Polar bear Swim”. No ultimo dia do ano as pessoas se reunem para pular no mar na English bay porquedizem dar sorte. Para os mais friorentos recomendo entrar somente com os pés mesmo na água e dar o seu tradicional pulos sobre as ondas.
Por fim, temos algumas cidades praticamente coladas a Vancouver que são tão boas quanto o centro. Richmond, lugar onde o aeroporto fica, Burnaby, Coquitlam e New Westminster. Se fosse dar uma dica como a mais essencial, se diverta nessa cidade que parece cinzenta mais acolhe como ninguem o turista.
Gostou do post? Compartilhe ou deixe seu comentário abaixo! Sua opinião, é muito importante para nós.
Comments