Já imaginou fazer um trekking até topo de um vulcão? Pois é, o blogviagemsemlimites esteve no Deserto do Atacama para escalar um dos vulcões ativos do Chile, o Vulcão Lascar!! Por isso, decidimos dedicar um post inteiro ao nosso trekking neste paraíso. Isso mesmo! Neste post temos todos os detalhes e dicas da nossa preparação até o Topo. Não perca!! Se quer saber mais acesse nosso outro post sobre tudo que voce precisa saber sobre o Deserto do Atacama clique aqui.
Sobre o Gigante
O Vulcão Lascar é um vulcão ativo localizado no Deserto do Atacama, no Chile, com 5.592 m de altitude.A sua última erupção aconteceu em 18 de abril de 2006 e há uma permanente fumaça ou fumarola que sai constantemente de sua cratera, e pode ser vista desde San Pedro do Atacama alguns kilometros de distância. Por estar ativo em nível intenso, ao escalá-lo requer-se aclimatação prévia e equipamento próprio, alem de autorização das autoridades chilenas.(fonte:Wikipedia)
Preparação
No nosso último dia de passeio no Deserto de Atacama, no Chile, para fechar com chave de ouro, fizemos o tão aguardado TREKKING NO VULCÃO LASCAR, com o suporte da equipe da empresa Aylluatacama, uma empresa brasileira especializada em passeios no Deserto do Atacama. Se você tiver um nível de preparo físico moderado, não perca esta experiência única! O trekking é com certeza você terá essa experiência unica para o resto da SUA vida.
Nossa preparação começou na realidade começou a 4 dias antes, quando foi nos indicados que deveríamos deixar o trekking para o último dia de passeio no Chile. Fomos orientados desta maneira, pois precisávamos nos habituar com as altitudes durante esses dias, para que não houvesse tanto problema de ambientação quando fossemos fazer o trekking.
Um dia antes entramos em preparação alimentar, cortamos álcool e comidas muito pesadas. Começamos uma dieta de grãos, proteínas, carboidratos de rápida absorção e muita água. Assim como recomendado, tomamos 6 litros de água cada um, para o corpo estar bem hidratado.
Nossa jornada começou as 5:00 da manhã. Tomamos café bem leve (ovo e pão integral) no nosso Hotel. Logo em seguida, nosso instrutor passou nos pegar. Foram aproximadamente 2 horas de estrada, passando por paisagens inacreditáveis. Chegamos por volta das 7:15 no ponto base do vulcão para fazermos alongamento e tomar um café preto e comer frutas.
Olha vamos te dizer que foi um dos lugares mais bonitos que já estivemos. O passeio já valia muito a pena só de estar no pé do vulcão em frente a aquele espelho de água e aquela calmaria sem fim.
Em seguida, partimos de carro (Hilux 4x4) para a nossa última base a 5.000m de altitude e ali começamos a nos preparar. Os efeitos da altitude já podiam ser sentidos claramente.Foi novamente dado algumas instruções de como se movimentar no trekking e como economizar energia na subida.
Subida
O trekking tem duração média de 3 horas. Como estávamos preparados fisicamente, apesar de todas as dificuldades encontradas, como a falta de oxigênio, tontura e peso nas mochilas e da própria roupa, conseguimos alcançar o topo em aproximadamente 2 horas. Foram quase 600 m de desnível em 2 km de trajeto. Acreditem a essa altitude tudo é mais difícil devido à falta de oxigênio que provoca tontura. Nosso instrutor do Ayllu, Daniel, foi muito técnico e atencioso, não só neste trekking mas como nos outros passeios que fizemos pela agência. O instrutor, Daniel, nos deu todo o suporte durante a subida e a descida. O instrutor por segurança leva um cilindro de oxigênio pequeno nas costas, caso acha falta de oxigênio. Graças a deus não precisamos usar.
La vai a dica: Leve um ipod e vá escutando músicas que te incentivem e vá admirando a linda paisagem. Uma experiência que nunca mais vamos esquecer.
Cume do Vulcão Lascar
A chegada ao topo do Vulcão Lascar foi muito emocionante, com risos e choros ao mesmo tempo, sabíamos que havíamos completado nosso objetivo, escalar um vulcão. Ficamos aproximadamente 40 min no topo, não mais que isso, pois a quase 5.600m cada minuto lá em cima, pode ser um risco para nossos pulmões, principalmente se você não tem preparo.
Ainda no topo realizamos uma culto praticado por todos no Vulcão Lascar há anos. O culto envolveu muita emoção agradecendo nossa a mãe terra pela oportunidade de ter chego ao cume com segurança e respeito naquele imenso paraíso. Descansamos e tiramos algumas fotos e demos inicio a descida.
A Descida foi feito muito rapidamente, tem duração média de 2 horas, porém por incrível que pareça, conseguimos fazer em 1 hora. Decidimos descer o mais rápido possível, fizemos apenas três pausas. Ao chegar na base do vulcão, por conta da descida muito rápida, tivemos bastante tontura mas nada que uma boa técnica de alongamento e relaxamento na própria base (onde o carro estava o) não desce conta de nos recuperarmos.
Na volta para San Pedro do Atacama enfrentamos mais duas horas de estrada e enfim nosso último passeio no Deserto havia terminado. .
I ai, Gostou do post? Então se prepare para ver e ouvir um pouco deste trekeking no vídeo que fizemos especialmente para você! CLIQUE AQUI!
I ai gostou do post? Deixe seu comentário ou compartilhe conosco clicando no ícones abaixo das nossas redes sócias. Ajude-nos a espalhar essa experiência imperdível.