Machu Picchu! Um lugar mágino que com toda certeza está na no Top da lista dos sonhos de todo viajante ! Neste post vamos detalhar e dar todas as dicas do que você precisa saber para ganhar tempo e aproveitar esta maravilha da natureza.
ÁGUAS CALIENTES, ponto base para conhecer Machu Picchu.
A primeira coisa que você deve saber é que Águas Calientes é ponto obrigatório de parada para os viajantes. Esta é a vila mais proxima do Machu Picchu ( Aproximadamente 9km de distancia) . O acesso controlado entre a vila e o MP é feita por uma estrada pavimentada, ingrime e com diversas curvas que oferecem uma vista de tirar o fôlego das cordilheiras. Águas Calientes, oferece diversos hotéis de variados padrões, restaurantes e bares com preços acessiveis a todos os gostos. O acesso até águas calientes é feito por TREM !
Existem duas principais empresas ferroviarias: INCA RAIL E PERU TRAIL. (Fotos abaixo). Ambas as empresas oferecem os trajetos com destino final:Águas Calientes. As estações mais comuns com trem para Machu Picchu são a Poroy, que fica a cerca de 30 minutos de carro de Cusco e 3h50 de trem de Machu Picchu, e a Ollantaytambo, que está a 1h40 de Machu Picchu e 1h55 de Cusco e fica na região do Valle Sagrado. Outra estação de embarque é a Urubamba, mas é muito pouca usada por turistas.
Aconselhamos pegar o Trem apenas na vila de Ollantaytambo, onde se encontra o famoso Vale Sagrado dos Incas. Antes disso feche um pacote de tour com uma agência de turismo saindo da cidade CUSCO com destino final Ollantaytambo. Desta vila pegue um trem até Águas Calientes.Posteriormente o onibus até Machu Picchu e voilá !
Todo o nosso roteiro foi montado com o apoio de uma das melhores empresas de turismo do Peru ! A MachuPicchubesttrips que contratamos para fazer varios tours no Peru ! Para saber mais informações clique aqui ou manda uma mensagem para nós.
O trajeto entre a vila e o Machu Picchu é feita através dos ônibus disponibilizados pela propria cidade. O transporte é pago e você pode comprar seu voucher de ida e volta pela internet ou mesmo no local. Recomendamos fazer as compras dos ingressos pela internet para evitar longas filas ou mesmo correr o risco de não haver mais. Segue abaixo os valores da passagem de onibus até MP.
Recomendamos fortemente uma visita guiada pelo Machu Picchu. Você poderá encontrar um guia assim que chegar na entrada do parque. Uma dica valiosa para nossos caros leitoires é a seguinte: Pegue os primeiros onibus da madrugrada para chegar ao Machu Picchu (MP) . Devido ao grande numero de pessoas e além de poder aproveitar o dia, chegar antes economiza tempo para entrar no parque , além de render muitas fotos para lá de maravilhosas. MP fica entre duas montanhas:( Ver foto abaixo). As famosas Hayuana Picchu com o pico por volta de 2.720 metros acima do nível do mar e Montana Picchu, com o pico por volta de 2.693 metros acima do nível do mar.
Caso queira chegar ao pico de uma das duas montanhas, como nós fizemos (Montana Picchu), você terá que também comprar os ingressos pela internet juntamente com sua entrada no Machu Picchu. .Lembrando que os ingressos são vendidos em dolares americanos. Existem 4 pacotes para ir visitar o Machu Picchu e seus atrativos como descritos na tabela abaixo:
É muito importante planejar a viagem antes mesmo de você ir para Águas Calientes A primeira coisa a se fazer é comprar os ingressos de que acesso ao MP. Caso você escolha o 2ª ou 3º pacote ( com acesso ao Huayna ou Montana Picchu) , você devera selecionar o horario em que voçê deseja acessa-los. Baseado no horario que você escolher , o proximo passo é comprar os ingressos dos onibus para chegar ao MP de acordo com a data e horario que você escolheu para visita-los Lembrando que o número de pessoas limitados. Caso você chegue após o horario escolhido, não será possivel acessar uma das duas montanhas. Recomendamos escolherem o primeiro horario. (Foi o que fizemos), pois o clima estara mais ameno e além disso terá menos pessoas na trilha.
Deixaremos os links da compra dos ingressos de acesso ao MP e também o transporte mais adiante.
MACHU PICCHU: SONHO DE TODO VIAJANTE !
Antes de tudo, vá preparado! Leve uma mochila com frutas, barra de cereais e garrafas de água ! Parece que não mas andar por Machu Picchu cansa e muito ! Além de ser um lugar enorme, as condições climaticas (muito frio ou calor), podem dificultar a visita! Leve blusas ( leves) e muito protetor solar caso esteja muito sol!!
Machu Picchu faz parte do distrito de mesmo nome, na província de Urubamba, no Departamento de Cusco, no Peru. A área edificada em Machu Picchu é de 530 metros de comprimento por 200 de largura e inclui ao menos 172 recintos. O complexo está claramente dividido em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, que é aquela onde viveram seus ocupantes e onde se desenvolviam as principais atividades civis e religiosas. As duas zonas estão separadas por um muro, um fosso e uma escadaria, elementos que correm paralelos pela face leste da montanha.
Os terraços de cultivo de Machu Picchu aparecem como grandes escadarias construídas sobre a ladeira. São estruturas formadas por um muro de pedra e preenchidas com diferentes capas de material que facilitam a drenagem, evitando que a água crie poças e desmorone sua estrutura. Este tipo de construção permitiu que se cultivasse neles até a primeira década do século XX. Outros terraços de menor largura se encontram na parte baixa de Machu Picchu, ao redor de toda a cidade. Sua função não era agrícola, mas sim servir como muros de contenção.
Um muro de cerca de 400 metros ( Foto abaixo) de comprimento divide a cidade( área urbana) da área agrícola. Paralelo ao muro corre um fosso usado como principal drenagem da cidade. No alto do muro está a porta de Machu Picchu que contava com um mecanismo de fechamento interno.
A zona urbana foi dividida pelos arqueólogos atuais em grupos de edifícios denominados por números entre 1 e 18. Ainda está em vigência o esquema proposto por Chavez Ballón em 1961 que divide a zona urbana em “setor hanan” (alto) e “setor hurin” (baixo) conforme a tradicional bipartição da sociedade e da hierarquia andina. O eixo físico dessa divisão é uma praça comprida, construída sobre terraços em diferentes níveis, de acordo com o declive da montanha.
O segundo eixo da cidade em importâcia forma uma cruz com o anterior, atravessando praticamente toda a largura das ruínas de leste a oeste. Consiste de dois elementos: uma larga e comprida escadaria que faz a vez de “rua principal” e um conjunto de elaboradas fontes de água que corre paralelo a ela.Na intersecção dos dois eixos estão localizadas a residência do inca, o templo observatório do torreão e a primeira e mais importante das fontes de água.
Intihuatana
Rodeada de construções da elite, encontra-se a pedra Intihuatana ("onde se amarra o Sol"), um dos objetos mais estudados de Machu Picchu, que foi relacionado com uma série de lugares considerados sagrados a partir do qual se estabelecem claros alinhamentos entre acontecimentos astronômicos e as montanhas circundantes.
Trilha da Ponte Inca
Quando visitar o machu picchu, não deixem de fazer a trilha à Ponte Inca. Um caminho em sua maior parte plano, que sai de dentro do parque e leva a uma ponte de madeira que pode ter sido uma rota de fuga inca. É uma caminhada leve a moderada, com vista para as montanhas e ladeada por um... penhasco. A trilha não faz falta, mas permite um contato maior com a floresta. Para essa trilha não é necessário ingresso, e dá para percorrer o caminho em cerca de 30 minutos. (Fotos abaixo)
Mapa do Machu Picchu
Disponibilizamos aqui um mapa do Machu Picchu para nossos caros leitores entenderem melhor como é divido o MP por zonas e os principais monumentos desta maravilha ancestral.
Fonte:Wikipedea
Links úteis
Passagem trem:
https://incarail.com/pt/
https://www.perurail.com/
Passagens Onibus :
https://www.ingressomachupicchu.com/comprar-bilhetes-onibus-aguas-calientes-machu-picchu/
Ingressos para acessar Machupicchu e outros:
https://www.ingressomachupicchu.com/reserve-ingresso-machu-picchu/
Empresa de turismo que recomendamos:
GOSTOU DO POST? Compartilhe conosco ou curta nossa pagina no instagram, facebook ou mesmo clicando no ìcone curtir em nossa pagina oficial!
Comments